"Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?" O Instituto Datafolha vem fazendo essa pergunta a cada ano para os brasileiros, desde 1991.
Desde então, muita coisa mudou no mercado consumidor: surgiram novas marcas e categorias de produtos e serviços, como smartphones e tablets. O consumidor também mudou, com a ascensão das classes D e E, somada ao fortalecimento de mercados e marcas regionais.
Nesses 26 anos, o comprador ficou mais exigente e mudou sua relação com as marcas, as empresas precisaram se mobilizar para entender melhor o novo consumidor das classes D e E, que passou a ter mais acesso a produtos e serviços e a ter um conhecimento maior sobre as marcas. Ao incluí-los em amostras desde a primeira pesquisa, "o Top of Mind foi pioneiro ao focar também nesse segmento, hoje tão valorizado pelo mercado.
Nesta 26ª edição da Folha Top of Mind, cujos resultados foram divulgados em uma cerimônia de premiação para convidados e na revista que acompanha a edição da Folha que circula em todo o país, foram ouvidos 7.247 mil brasileiros em 217 municípios do país.
Longevidade, abrangência e apuro técnico são os grandes diferenciais do prêmio Top of Mind, são 26 anos de pesquisas ininterruptas aplicadas em todo o Brasil, incluindo municípios com menos de 5.000 habitantes até as regiões metropolitanas.
MÉTODO
O Datafolha utiliza o mesmo método desde a primeira pesquisa, atualizando apenas a forma de coleta e de processamento dos dados, isso proporciona uma linha evolutiva que permite comparações seguras dos resultados. A pesquisa de 2016 foi a maior já realizada desde a criação do prêmio, foram contempladas cerca de 70 marcas em 59 categorias –na primeira edição, foram 12 as categorias pesquisadas.
Na avaliação do diretor-executivo Comercial da Folha, Marcelo Benez, 47, o Top of Mind é o maior e mais importante estudo de lembrança de marca realizado no Brasil. É o encontro das marcas com o consumidor.
Fonte: Datafolha 05/10/2016