Higiene Bucal

FIO DENTAL
Você deve iniciar sua escovação utilizando fio ou fita dental. Depois faça bochechos com água, água e sal ou produtos pré-escovatórios que também são recomendáveis.

A ESCOVA
Consulte seu dentista para a indicação da escova e a técnica de escovação mais adequadas para a sua necessidade. A escovação noturna é fundamental pois durante o sono, a possibilidade de cáries é maior. Escove também a língua pois a superfície rugosa retêm alimentos, colaborando com a formação de novas cáries. Substitua sua escova sempre que as cerdas estiverem deformadas, pois poderão machucar as gengivas, causando sangramento e não limpando seus dentes adequadamente.

A PASTA DE DENTE
A pasta de dente ajuda na limpeza e combate o mau hálito, proporcionando uma sensação refrescante e aroma agradável. A pasta de dente com flúor é recomendável, pois combate até 50% das cáries quando usada frequentemente e de modo adequado. A quantidade a ser utilizada é semelhante ao tamanho de uma ervilha, o que é suficiente e econômica. Crianças com até três anos não devem usar pasta com flúor pois ainda não sabem cuspir. Consulte seu Odontopediatra sobre o melhor procedimento.

CUIDADOS COM A GENGIVA
Com a falta ou a má escovação, você pode ter problemas gengivais. O que ocorre é que o espaço entre a gengiva e o dente fica suscetível à placa bacteriana e consequentemente, à formação de tártaro. Caso isto ocorra, procure o seu dentista pois somente ele tem condições de retirar o tártaro formado. É preciso muita atenção para este problema pois o processo pode se agravar, fazendo com que o osso que suporta o dente regrida, causando o seu amolecimento ou até sua perda, mesmo sem a presença de cárie